Ponto Maurício Joppert, atual Hélio Serejo, capa de revista |
Iniciada no governo do presidente Juscelino Kubitscheck é inaugurada oficialmente em 21 de agosto de 1965, a ponte Maurício Joppert, ligando os estados de São Paulo e Mato Grosso. A ponte mede 2.550 metros de comprimento por 12,7 m de largura e comporta tráfego normal de veículos em duas pistas.
Até então a travessia do rio Paraná entre Presidente Epitácio (SP) e Porto XV de Novembro, nas imediações de Bataguassu, representava um entrave para o intercâmbio comercial entre os dois Estados. Nas duas margens do rio formavam-se filas enormes de veículos,principalmente caminhões lotados de mercadorias, que aguardavam pacientemente a vez para o transporte através de balsa que demorava mais de uma hora para atravessar.
"Com a entrega ao tráfego da ponte Maurício Joppert - viu-se na época - verificou-se imediatamente alta considerável dos preços de terras nos municípios de Bataguaçu, Anaurilândia e Dourados, no Estado de Mato Grosso. Registrou-se também mais demanda de informações sobre as possibilidades imediatas do território sulino de Mato Grosso, onde grandes organizações industriais e comerciais pretendem montar fábricas e agências".
A rodovia entre Epitácio e São Paulo era totalmente pavimentada. As BRs 34 (hoje BR-267) e 16 (hoje BR-163), ligando Porto XV, Campo Grande e Cuiabá eram estradas de chão.
Seu nome mudou para Hélio Serejo, pela lei 12.610 de 10 de abril de 2012, de iniciativa do deputado Vander Loubet, em homenagem ao escritor sul-matogrossense, falecido em 2007 que residia há muitos anos no município de Presidente Venceslau (SP).
FONTE: Revista Brasil-Oeste, Brasil-Oeste Editora Ltda., São Paulo, agosto de 1965 (n° 107), página 29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário