Os presidentes do Brasil, João Café Filho e Paz Estensoro. da Bolívia, inauguraram oficialmente, em 5 de janeiro de 1955, a Ferro Carril Corumbá - Santa Cruz. Com 650 quilômetros de extensão. Em verdade o trecho concluído é de El Tinto a Santa Cruz, numa distância de 180 quilômetros. A ferrovia foi iniciada no começo da década de 40, no governo de Getúlio Vargas e liberada para o tráfego em 1954. A entrega oficial é apenas um ato simbólico e marca um projeto muito mais ambicioso que seria a concretização da Ferrovia Transcontinental ou Bioceânica, que visava transpor as cordilheira dos Andes e alcançar o porto chileno de Arica, no oceano Pacífico.
As formalidades referendam o acontecimento histórico, seguindo os passos dos dois chefes de governo:
"Os dois chefes de estado se estreitaram em afetuoso abraço, dando-se troca de ramos de flores, no meio de vivas à Bolívia e ao Brasil. Em seguida os dois presidentes e suas comitivas tomaram o trem para esta cidade, onde, na estação Castilo Chaves, se realizou a cerimônia da declaração oficial da ferrovia".
Bioceânica - O projeto da Ferrovia Transcontinental estava caminhando para se tornar realidade. A conclusão do longo trecho até Santa Cruz, potencializava esta expectativa, segundo o governo dos países empreendedores:
"A Estrada de Ferro Brasil-Bolívia representa um passo decisivo para a ligação transcontinental de Arica a Santos. A estrada, numa extensão de 650 quilômetros, ligará o noroeste boliviano, em Santa Cruz de la Sierra, ao sistema ferroviário do oeste brasileiro, em Corumbá. A ligação transcontinental Arica-Santos tem, como se vê, pelo mapa acima, uma extensão de 4.023 quilômetros, sendo 2.566 do porto de Santos à cidade de Santa Cruz e os restantes 1.457, desta cidade a Arica, no litoral do Pacífico. Os trechos restantes da Transcontinental serão atendidos na parte brasileira pelas estradas de ferro Sorocabana e Noroeste do Brasil e, na parte boliviana pela Estrada de Ferro Brasil-Bolívia e pela Bolivia Rallway. Os estudos estão concluídos desde 1924. A ligação que unirá um porto do Atlântico a um porto do Pacífico facilitará enormemente o intercâmbio do petróleo e do estanho boliviano, com o café, o algodão e outras mercadorias brasileiras de exportação. A cidade de Santa Cruz de la Sierra está localizada justamente no centro das jazidas petrolíferas que, numa extensão de 700 quilômetros, se estende desde Beni, ao norte da Bolívia, até Yacuiba, no sul, já na fronteira com a Argentina. A estrada inaugurada pelos dois presidentes, será a base do desenvolvimento nas relações comerciais entre os dois países da América do Sul"
FONTE: Correio da Manhã, 5 de janeiro de 1955.
FOTO: Correio da Manhã.
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